Como ter sucesso na busca de um novo emprego quando ninguém quer contratá-lo.

Como ter sucesso na busca de um novo emprego quando ninguém quer contratá-lo.
janeiro 16 13:53 2012 Print This Article

Como abter sucesso na busca por um emprego depois dos 50 ?

Como encontrar um emprego quando ninguém quer contratá-lo?
Conseguir um emprego na economia atual é difícil para todos. Mas para quem tem mais de 50, pode parecer quase impossível. Como obter sucesso na busca de uma nova vaga de trabalho num mercado cada vez mais competivo ?

Embora as empresas nunca admitam publicamente que preferem contratar trabalhadores mais jovens, preterindo aos mais velhos, secretamente muitos recrutadores o admitem. Talvez você se pergunte por que é que os trabalhadores mais qualificados e experientes  luta para encontrar trabalho?  Há algumas razões que mostram por que isso acontece, veja algumas delas segundo pesquisa junto a recrutadores: Estilo inflexível, Salários altos, Falta de conhecimento de informática, entre outros.

Sua próxima pergunta talvez seja o que posso fazer então para conseguir um trabalho se me encaixo neste quadro. A seguir algumas dicas preciosas que poderão ajudá-lo a ter sucesso na busca de um novo emprego

Para superar essas objeções e maximizar a sua experiência, você precisa seguir um plano de três etapas:

  1. Primeiro, prepare contra-argumentos contra essas três objeções.
  2. Segundo:  alavancar a sua idade como um ativo.
  3. Terceiro: revisar suas táticas de procura de emprego.

 

I Como superar as objeções

 Objeções sobre se estilo inflexível:
Uma das objeções mais frequentes quanto a profissionais mais experientes e maduros é que eles são inflexíveis, Procure mostrar como você se adaptou a diferentes tipos de chefes e abordagens de trabalho, em diferentes culturas empresariais, descreva especificamente como você teve que rever seu estilo de trabalho em projetos específicos em que foi solicitado que você se ajustasse para atingir os objetivos. Exemplos: tomar decisões rápidas com informações limitadas, ajustar a mudança de prioridades, produzir resultados com menos recursos, Gerenciar um equipe com pessoas que não se reportam diretamente a você. Procure mostrar que você é adaptável e flexível a diferentes ambientes e lideranças de trabalho.

 

Chefes mais Jovens:
Outra dificuldade é quanto a capacidade de trabalhar com líderes mais jovens, cite exemplos de sua carreira, quando você ajudou um jovem superior  atingir ao sucesso, crescer e avançar na carreira. Durante uma entrevista, enfatize que você vai fazer o que seu chefe precisa fazer agora para que ele tenha mais tempo para trabalhar em projetos que deverão ser executados no futuro, Deixe transparecer que você é comprometido com o sucesso dele e não só com seu próprio sucesso.

Necessidades de compensação
Uma trunfo que você poderá utilizar como diferenciação e vantagem competitiva sobre os mais jovens na hora de conquistar uma oportunidade, é estra disposto a aceitar um salário mais baixo em troca de bônus baseado no desempenho, as empresas preferem indivíduos que estão dispostos a assumir algum risco e provar seu valor. Para quem tem mais de 50 anos a flexibilidade no quesito salário é um fator chave na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Uma redução de 20% do seu salário anterior é uma margem aceitável.

Saber usar e estar atualizado com a Tecnologia
Como a tecnologia nos dias atual afeta todas as áreas de um negócio e é fundamental para um bom desempenho empresarial, e como fator complicador a tecnologia está em constante mutação, você precisa saber o que está acontecendo e quais são as novidades tecnológicas importantes na sua área de atuação, seja ela, vendas, marketing administração geral ou outra qualquer. Para se manter atualizado, assista palestras, conferências, consulte colegas de confiança de sua área de atuação.

 

II Faça de sua idade um ativo

Resolução de Problemas
No decorrer de sua carreira você passou por desafios para resolver problemas, por esta experiência você poderá resolver problemas mais rapidamente que os mais Jovens. Este é um ponto chave e crítico como fator de contratação, cada vez mais as empresas precisam de pessoas capazes de oferecer soluções rápidas para seus problemas, Portanto encontre exemplos onde você rapidamente propôs soluções rápidas para problemas de difícil resolução e que permitiu as empresa que você trabalhou alcançar resultados expressivos. Estes exemplos podem ser o detalhe que fara toda a diferença na conquista de uma nova oportunidade para sua carreira.

Gestão de Pessoas
Se você é da área de gestão, pelo seu tempo de trabalho e experiência você já descobriu  como e de forma rápida quem são as pessoas ideais para compor o time da empresa e quem não deveria estar fazendo parte, e ainda sabe como que deveriam fazer parte podem render ainda mais que já produzem, certamente sabe como motivá-los  Durante sua entrevista mostre como você motivou ,pessoas e ou equipes, como alcançou resultados expressivos, e como influenciou  pessoas ao sucesso.

Julgamento
Quem melhor poderia julgar onde contratar, quem contratar e onde cortar gastos? Sua experiência é valiosa na hora de tomar decisões difíceis, mas que precisam ser acertadas. Sua experiência em decisões anteriores coloca você em vantagem em relação aos mais jovens, você pode aumentar suas chances ao discutir decisões que você tomou acertadamente e que outros teriam evitado ou duvidas e problemas que você ajudou a resolver com êxito.

Liderança
Como poucos indivíduos são líderes natos, os gerentes, executivos, administradores, e líderes de equipe com mais de 50 anos tem este quesito em suas credenciais de trabalho e em seu currículo, e isso é importante ser destacado na entrevista para uma nova vaga de emprego. Para reforçar este ponto da liderança, descreva exemplos em que você liderou equipes, iniciou projetos liderando uma mudança em empresas que trabalhou, e resultados que alcançou em times que liderou.

 

III. Mude sua estratégia na busca de uma nova oportunidade

Recrutadores
Os recrutadores trabalham com uma fatia muito pequena do mercado de oportunidades, menos de 10% do total de oportunidades de trabalho, e tem certa relutância em indicar gestores, gerentes, administradores e executivos desempregados com mais de 50 anos de idade, você talvez pergunte, por quê? Pelas razões anteriormente citadas, portanto gaste no máximo 10% do seu tempo buscando trabalho através de recrutadores, e só vá até aqueles que você sabe já ter indicado alguém em condições parecidas com a sua.

 

Vagas publicadas em jornais ou internet
A competição neste meio é muito intensa, só se candidate a vagas que correspondam muito especificamente as suas características habilidades e experiência. A possibilidade de você conseguir um emprego de vaga anunciada é muito baixa, por isso não dedique muito tempo a esta modalidade de pesquisa de emprego principalmente se sua função for de gerencia ou níveis superiores.

 

 

As empresas-alvo

As grandes corporações costumam ter um plano de carreira e sucessão bem delineado e cerca de 90% de suas contratações para cargos importantes costumam vir de talentos produzidos dentro da própria corporação.

Em contrapartida pequenas e médias empresas, costumam contratar talentos que estão disponíveis no mercado à medida que elas crescem, além disso, tomando por base a economia americana há 20 vezes mais empresas pequenas e de médio porte do que empresas grandes, estas empresas estão menos preocupadas com a sua idade, mas sim com seu valor, experiência, e capacidade para tomar decisões rápidas e acertadas, portanto seus esforços devem se concentrar neste grupo de empresas, pois é neste grupo que estão as melhores oportunidades para você voltar ao mercado de trabalho.

Reforçando que para vencer o preconceito com profissionais acima dos 50 anos e com sucesso uma vaga no mercado de trabalho você deve desenvolver argumentos convincentes, para combater as preocupações do mercado de trabalho, Citar as principais razões porque sua idade é um ativo diferencial, e usar estratégias, diferentes, não convencionais na busca de uma nova oportunidade. Se você seguir estas dicas aumentará as chances de conquistar sua nova vaga e retornar ao mercado de trabalho.

 

 

 

http://www.careerknowhow.com

view more articles

About Article Author

Fernando
Fernando

Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

View More Articles
write a comment

4 Comments

  1. Ulêde Nair Cunha
    março 13, 17:04 #1 Ulêde Nair Cunha

    Estou feliz com a vida. Aposentei-me e engagei-me em outro negócio.
    Fiz a fusão das duas profissões que exerci ao longo da trajetória da minha
    vida profissional. Entretanto, tudo começou com a ousadia e muita coragem.
    Tenho seseenta aninhos. Sem medo de ser feliz.

    Reply to this comment
  2. Wanderlan Azevedo
    março 21, 10:47 #2 Wanderlan Azevedo

    Bom dia, este comentário a respeito de profissionais com idade acima dos 50 e que estão com dificuldades para retornar ao mercado de trabalho, retratou exatamente o que estou passando, mas com essas dicas com certeza as minhas possibilidades vão aumentar.

    Obrigado,

    Wanderlan

    Reply to this comment
  3. Vera Lucia
    março 30, 22:05 #3 Vera Lucia

    Informações preciosas!
    São pouquíssimos canais de informações que se preocupam conosco, os profissionais mais de 50 anos.
    A Novo Tempo é Luz no nosso caminho.
    Muito obrigada.

    Reply to this comment
  4. silvania Maria Elias
    maio 10, 23:30 #4 silvania Maria Elias

    Gostaria de fazer parte desta vaga. pois estou desempregada. há 3 meses. Sou auxiliar de Enfermagem, a idade não aceita mais. E tudo se tornou dificil. Obrigada pela oportunidade.

    Reply to this comment

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.