5 casos comuns de falências das empresas e como eles podem ser evitados

5 casos comuns de falências das empresas e como eles podem ser evitados
novembro 30 01:59 2014 Print This Article

Ter seu próprio negócio é um grande desafio, estudos apontam que cerca de até 35% das empresas tendem a fechar suas portas e encerrar as atividades nos dois primeiros anos de vida. Veja cinco pontos comuns que podem ser a causa de problema de fechamento dos negócios e o que você pode fazer para evita-los e ter um negócio de sucesso.

1. Falta de atuação no Meio Online

Um dos problemas de mortalidades das novas empresas é a falta de atuação no meio digital, de utilizar a  internet e as novas tecnologias, empresas que permanecem unicamente no modo tradicional de comercio tendem a ter muito mais possibilidades de fecharem suas portas do que as demais que estão antenadas ao mercado e que buscam a utilização das novas tecnologias para se ligarem aos seus clientes oferecendo a ales possibilidades de pesquisa e consumo, fora dos canais tradicionais de venda.

Imagine um novo restaurante que acaba de abrir, se o proprietário imaginar que vai atrair novos clientes apenas pela sua ótima comida e pela publicidade boca a boca terá grandes chances de fracassar. Grande parte de outros restaurantes estão presentes na internet divulgando seu menu no próprio site, presentes em aplicativos especializados onde o público pode não só encontra-los mas votar nos serviços prestados e ainda podem ser encontrados através de anúncios no google. Se comparamos os dois modelos de ação fica muito claro que a chance de sucesso é muito maior para aquele negócio que se utiliza do arsenal de novas tecnologias disponíveis para alcançar o cliente a daquele que permanece no modo tradicional.

2. Dificuldade para se adaptar

No mercado atual, mesmo o tradicional, existe uma constante necessidade de mudança, olhar o que o concorrente esta fazendo, buscar melhorar o produto, o atendimento, a velocidade da entrega, inovar, melhorar. Para que um negócio se mantenha vivo e crescendo existe a necessidade de se estar atento ao mercado, ao que esta acontecendo com seus concorrentes e estar pronto e projetando um processo de melhoria constante.

A empresa precisa de um modelo que contemple constante atualização e adaptação ao cenário de mercado que ela está inserida é preciso sempre estar atento aos novos modos de fazer as coisas, e assim estar sempre atendendo seu cliente com qualidade, ganhando novos clientes e crescendo no mercado. Por melhor que seja seu negócio é preciso atenção e cuidado para não  permitir que o comodismo gere oportunidades para a sua concorrência.

3. Não ouvir os clientes

Os clientes são o motor do seu negócio, são eles que sustentam as sua empresa, eles são o motivo do seu sucesso e não ouvi-los, pode ser um grande passo para o fracasso. Por outro lado, estar atento às observações e criticas, e mesmo dar uma atenção às ideias de seus clientes é um passo para o fortalecimento do relacionamento com ele e para o sucesso do seu negócio.

É necessário anotar estas ideias, observações, criticas e conselhos deixados pelos clientes, pois se você esta atento a elas será capaz de melhorar continuamente sua empresa.

Muitas vezes o envolvimento com o trabalho pode ser tão grande que pode ocorrer de você não perceber nem notar algo que poderia ser feito diferente e melhor, mas pessoas que estão de fora podem ver e lhe deixar esta precisa dica, que se bem percebida e aplicada, poderão ser preciosas para o crescimento do seu negócio

4. Não coibir praticas prejudiciais e empobrecedoras

Você contratou novo s funcionários para sua equipe, eles pareciam qualificados, ansiosos para trabalhar, e fizeram um grande trabalho no inicio, mas com o passar do tempo as coisas foram mudando, o desempenho já não é o mesmo e os  clientes passam a reclamar das atitudes, do comportamento e da falta de profissionalismo dos mesmos.

Este comportamento não reflete somete a atitude deles mesmos, mas direta ou indiretamente, na imagem de sua empresa. Se você não corrigir este problema ele será como pequenas rachaduras que podem levar à sua ruina. Você precisa agir rapidamente, seja fazendo reuniões para verificar o que acontece, promovendo treinamentos de sua equipe, verificar se sabem o que você espera deles, e na pior das hipóteses você precisará demitir aqueles que não se enquadram nas regras.

Um negócio com má reputação pode rapidamente perder clientes e passar a ter problemas chegando até mesmo ao fechamento de suas portas. como diz certo dito popular “É melhor tirar alguns tomates podres da caixa do que perder toda a caixa cheia de tomates bons”.

É importante ressaltar que você também precisa olhar para o seu relacionamento com seus funcionários, pois uma equipe de trabalho feliz irá produzir mais. Manter seus funcionários bem informados sobre quaisquer alterações, elogia-los pelo bom trabalho feito, organizar suas atividades e horários de modo que todos saibam o que fazer e incentivar a participação nas atividades da empresa será um grande passo no caminho de manter seus negócios no caminho do crescimento e do sucesso.

5. Não rastrear o sucesso

Você  teve um grande mês, as vendas foram excelentes, a equipe esta motivada e produzindo bem. O que você fez de diferente? Qual ou quais foram as ideias que deram certo? Qual foi o ponto chave para que tudo isso acontecesses? Foram seus anúncios no google, suas campanhas no Facebook, suas promoções na loja virtual ? Saber exatamente o que promoveu o crescimento e a resposta positiva de seus clientes e consumidores é a chave para você manter o ritmo e continuar crescendo.

Ferramentas de análise de marketing podem ajuda-lo e ter uma melhor compreensão do cenário em torno do seu negócio e fornecer novas ideias do que fazer para continuar no caminho certo.

Se você for capaz de identificar as estratégias que estão dando certo para o seu negócio, será capaz de corrigir as que estão falhando. Trabalhado em cima disso não há razão para o seu negócio não ter sucesso.

 

 

 

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Fernando
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Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

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