Como começar um negócio de sucesso ?

Como começar um negócio de sucesso ?
novembro 30 21:12 2014 Print This Article

Esta é com certeza a maior dúvida de todo empreendedor iniciante, e as duvidas são as mais variadas possíveis como por exemplo:

  • que tipo de negócio vou abrir ?
  • será que o ramo é lucrativo ?
  • financiar ou usar capital próprio ?
  • que maquinas vou comprar ?
  • onde encontro fornecedores ?

Porem muitas vezes a ansiedade e o desejo de começar logo, faz com que o futuro empresário queira respostas rápidas e pronta; nestas horas a pressa é a inimiga do seu dinheiro, e poderá leva-lo a perder suas economias e a frustração.

Infelizmente não existe resposta simples, receitas prontas que possam ser ditas, monte este negócio e ganhe muito dinheiro.

O ponto mais importante a se considerar ao abrir um negócio
Se você pesquisar, perguntar a especialistas o que é mais importante quando se pensa em abrir um negócio com toda certeza a resposta que você irá ouvir é: PLANEJAMENTO.

Buscar pesquisa juntos a órgãos de apoio ao empreendedor, SEBRAE e outros, poderá perceber que o planejamento aumenta em muito suas chances de sucesso com seu negócio e diminui as probabilidades de você fracassar.

É ai que surge a grande pergunta: como se faz planejamento para abrir um negócio ?

Existem muitos modelos e idéias no mercado, alguns defendem a ideia de um planejamento tradicional, outros a de que o empreendedor deveria experimentar o negócio para checar a resposta do mercado, independente do valor e das considerações de cada teoria, é preciso dizer que  cada uma delas tem seu pontos a favor e contra e que é preciso analisa-las para se fazer uma verificação se elas são apropriadas ao modelo de negócio que o empreendedor deseja entrar.

Independente do método escolhido será necessário um período de tempo de planejamento, pois é nesta etapa, que o empreendedor obterá respostas a perguntas como as do começo texto, e muitas utras que possam surgir tais como:

  • Quanto recurso financeiro será necessário para abrir o negócio?
  • Qual a possibilidade de crescimento do futuro negócio?
  • Qual a previsão de lucro por mês com este negócio?
  • Qual o tempo necessário para  o negócio gerar lucro?
  • Quanto de recurso financeiro você precisará para tocar a empresa (capital de giro)?
  • Há consumidores suficientes que vão querer comprar seu produto ou serviço? como encontrar meu mercado consumidor?

Todas as informações que você precisará para abrir seu negócio você irá descobrir durante o período de planejamento do seu negócio.

As três bases que sustentam a abertura de um negócio Lucrativo
De todos os itens considerados importantes para um negócio de sucesso três devem ser considerados fundamentais:

  • O empreendedor
  • O Mercado onde você deseja abrir o negócio e
  • Os números do negócio.

O empreendedor
Um dos pontos chave que determina o sucesso de qualquer empreendimento é a pessoa que está por trás da empresa. Quanto mais preparado estiver o empresário maiores serão suas chances dele alcançar o sucesso ao abrir o próprio negócio.

Perguntas que você deve fazer:

  • Possuo as habilidades para gerenciar este negócio ou posso aprendê-las rapidamente?
  • De fato desejo estar envolvido com estas atividades todos os dias?
  • Este atividade alcança minhas expectativas de lucro e de auto realização?

O seu negócio deveria estar altamente ligado, a experiências que você tenha tido anteriormente, habilidades pessoais e anseios pessoais, pois quanto maior a relação entre sua habilidades e seu negócio, maior será a chance de você realizar bem as atividades demandadas de seu empreendimento e alcançar o sucesso.

Uma boa notícia é o fato de que habilidades e conhecimentos necessários para tocar seu negócio, podem ser apreendidas, tudo depende da dua disposição e força de vontade para aprende-las.

 O tamanho do seu mercado
Este é um ponto muito importante a ser considerado, pois se não houver pessoas o suficiente para comprar seus produtos, seu negócio já nascerá destinado ao fracasso. Nunca superestime seu mercado, nunca o imagine maior que ele é, este é um erro que pode ser facilmente cometido pelo aspecto emocional e do envolvimento do empresário na criação do seu negócio.

Conhecer o tamanho do seu mercado, possibilitara você ter uma ideia de até onde pode chegar com o crescimento do seu negócio e não criar expectativas falsas sobre o mesmo, evitando assim possíveis desapontamentos

Enxergando os concorrentes com outros olhos
Ao pensar em abri um negócio, um das primeiras coisas que você deve olhar com cuidado e atenção são seus concorrentes, pois a situação de seus concorrentes pode dizer muito sobre suas possibilidades de sucesso. Por exemplo se na região onde você pretende abrir ou instalar seu negócio, os concorrentes vão bem, este é um bom indicativo de que você pode ter sucesso também.

Para analisar seus concorrentes, visite estabelecimentos concorrentes, verifique o movimento de vendas, a situação econômica dos proprietários, o número de funcionários, entre outros.

É imprescindível pensar qual o seu diferencial no ramo de atuação que você deseja entrar e como você pode se diferenciar e fazer melhor que sua concorrência.

Os clientes, de onde vem o lucro da empresa
Muitas vezes o empresário deseja saber como aumentar suas vendas, e a simples resposta é outra pergunta ? quem são seus clientes ? se você conhece seu cliente, fica fácil chegar até ele, fazer uma promoção. o meio mais fácil de conhecer seu cliente é encontra meios de classifica-los e segmenta-los, por Região, Sexo, Faixa etária, renda,  entre outros, pois desta maneira fica mais fácil trabalhar ações de marketing pois conhecendo seu público alvo, pode planejar ações, e promoções  para a expectativa do cliente.

EX: uma loja de roupas poderia descobrir que 70% da sua clientela é mulher e assim preparar ações para aumentar o potencial de compra de suas clientes. porém grande parte das pequenas e médias empresas não fazem isso.

Checando se o negócio é viável através dos números
Nem sempre os motivos que levam uma pessoas a empreender ou abrir um negócio é o dinheiro, muitas vezes existem outros aspectos, como sonhos, necessidade, parcerias etc.  Porém quando o aspecto principal é o dinheiro, é prudente fazer uma verificação atenciosa, pois você poderia rentabilizar seu capital de outras formas, como aplicar em algum fundo de investimento, comprar um imóvel para alugar entre outros.

Como descobrir qual a melhor escolha ?

Através da análise do planejamento financeiro, analisando o negócio que você pretende investir e as demais opções disponíveis você poderá escolher e tomar sua decisão de maneira mais assertiva através da comparação.

Por onde Começar ?
Ao buscar uma ideia de negócio, pense em algo que você possa combinar:

  • O mercado em crescimento,
  • Seu perfil (experiências anteriores, dinheiro disponível, mercado potencial) e os
  • Recursos locais abundantes (exemplo: mão de obra, matéria prima, fornecedores, etc.)

Não crie ideia do negócio extraordinário
Muitas vezes tende a imaginar um negócio incrível, que nunca foi pensado, uma boa razão para não se utilizar idéias extraordinárias é que possivelmente alguém já tenha testado o que você esta imaginando, de modo que é melhor aprender com os erros de outros, ganhe tempo, depois de conhecer o negócio, busque a inovação criativa, maneiras de superar o que já foi feito.

Idéias para negócios de elas vem ?
Segundo uma estudo realizado com 500 empresas nos Estados Unidos pela revista Inc. descobriu se os seguintes dados:

  • 71% Das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior.
  • 20% São descobertas por acaso.
  • 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores.
  • 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma ideia de negócio.

Idéias de negócios considerados comuns
Uma compreensão muitas vezes equivocadas, é de que por utilizar uma ideia convencional de negócio não há desafios e inovações a serem feitos. na verdade ai esta a grande oportunidade, inovar, reinventar, por exemplo: mudar a maneira de distribuir um produto, mudar tamanhos, formatos, embalagens, etc, são muitas as possibilidades de melhorias de um produto.

Duas perguntas importantes a se fazer ?

  1. como melhorar este produto ou serviço ?
  2. Posso fazer este produto com custo inferior do que o principal concorrente do mercado ?

Por que planejar é importante ?
É através do planejamento que você identificara se sua ideia de fato é uma oportunidade viável de negócio. Assim terá mais chance de saber se você precisa de empréstimos ou possíveis investidores, estas respostas você obterá através do planejamento financeiro.

Em um planejamento cuidadoso, você deve calcular o investimento e os custos do futuro negócio, verificar o perfil dos clientes e analisar a concorrência.

Após o levantamento destas informações você poderá checar a viabilidade do negócio no papel através de cálculos.

Não é possível dizer em um artigo todos os detalhes de um planejamento por que é necessário planilhas, cálculos, e modelos a serem seguidos a fim de obter respostas tais como, valor de investimentos, custos, lucros e prejuízos e vários outros indicadores, que dirão se o negócio é bom e viável ou não. 

Dificuldades a serem enfrentadas ao planejar seu negócio
Se você já procurou informações sobre plano de negócios deve ter notado que a maioria é voltado para medias e grandes empresas, e que dificilmente poderá ser utilizado para pequenas empresas, mas existem soluções mais simples que podem ser indicadas. pensando nisso em nossa are de educação temos planilhas que podem ajuda-lo na tarefa de encontrar muitas das respostas que você precisa para o seu negócio.

O que você precisa saber de modo resumido
Se você já leu até aqui imagino que de fato você queira abrir seu negócio e está buscando informações que o ajudem a alcançar o sucesso nesta tarefa. de modo resumido poderíamos dizer que:

  • Você precisa saber se tem perfil para ser dono do seu próprio negócio;
  • Analisar qual negócio se adéqua melhor ao ser perfil, de acordo com sua região, e o capital disponível para investimento.
  • Planejar antes de abrir o negócio, fazer o PLANEJAMENTO depois do negócio aberto poderá ser tarde demais.

Depois de tudo que você leu num artigo se houvesse uma palavra que você não deveria esquecer de modo algum eu diria PLANEJAMENTO, pois ela é a base para que irá ajuda-lo a começar seu negócio com mais segurança e tranquilidade.

 

.

Mais Sucesso
           

Importante: Para informações sobre como participar do Programa Mais Sucesso, disponibilidade de agenda, logistica, custo operacional, faça contato com um de nossos representantes, ou envie um email para: comercial@maissucesso.com.br

 

Review Summary

5 out of 5
Mais Sucesso
5 out of 5
Empreendedorismo
5 out of 5
Marketing
5 out of 5
Network
5 out of 5
Ética, Confiança e Capacitação
5 Excellent 5 out of 5
view more articles

About Article Author

Fernando
Fernando

Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

View More Articles
write a comment

2 Comments

  1. Antonio Marcos Lopes Pinheiro
    setembro 29, 01:20 #1 Antonio Marcos Lopes Pinheiro

    Achei muito informativo o artigo para quem quer começar um negócio como eu. Realmente estou disposto a ser dono do meu próprio negócio. Quero saber mais e me preparar. Obrigado pela a ajuda desde já.
    Deus seja louvado por ter me encaminha até este site! Sou adventista e estava orando pra Deus me guiar na abertura de um empreendimento, e Ele me trouxe até aqui.

    Reply to this comment
    • Aidê Ribeiro
      outubro 06, 11:33 Aidê Ribeiro

      Amém. Que o Senhor continue lhe mostrando o caminho e você continue entregando a ele todos os seus desejos.

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.