Empreendedora limpa banheiros para dar início a negócio

Empreendedora limpa banheiros para dar início a negócio
março 25 08:05 2014 Print This Article

Mesmo com mestrado em economia, Adora Cheung não se importou em fazer o serviço pesado para ajudar a Homejoy a deslanchar.

MS

A empresa conquistou um aporte de US$ 38 milhões no ano passado da Google Ventures (Foto: Divulgação)

O diploma em ciência da computação obtido na Universidade Clemson e o mestrado em economia cursado na Universidade de Rochester, ambos nos Estados Unidos, não impediram Adora Cheung de trabalhar limpando banheiros. Mas isso não é tão ruim quanto pode parecer. O serviço de limpeza, designado, muitas vezes, a profissionais com menor nível educacional, foi o começo de uma startup que vai muito bem, obrigada.

Em julho de 2012, Adora e seu irmão mais novo, o engenheiro Aaron, deram início à Homejoy, uma plataforma que ajuda as pessoas a encontrar profissionais de limpeza treinados e confiáveis. No começo, para o negócio deslanchar, Adora é quem fazia as faxinas. “Eu rapidamente percebi que eu não era uma boa profissional de limpeza”, disse ela à “Fast Company”. “Então, eu arrumei um emprego em uma empresa de limpeza e aprendi como se fazia, como se limpava. Foi muito útil; limpar é um trabalho difícil. O treinamento me permitiu entender o que passam os profissionais de limpeza em seu trabalho diário.”

Hoje, o conhecimento adquirido é repassado aos mais de cem funcionários da empresa, que conquistou um aporte de US$ 38 milhões no ano passado da Google Ventures.

Antes da experiência como faxineira, Adora já havia atuado em outras startups. Primeiro como funcionária, ocupando o cargo de gerente de produto na Slide, empresa responsável por um widget de compartilhamento social, e depois como cofundadora da Task.fm, uma plataforma que permite obter respostas de especialistas em diversos assuntos.

A ideia de criar a Homejoy veio quando Adora e Aaron estavam trabalhando em um projeto no apartamento do rapaz. Ela conta que o lugar estava uma bagunça, a ponto de ela preferir ir até a cafeteria mais próxima para comprar um sanduíche e usar o banheiro. “Aaron sabia que precisava limpar a casa, mas nós estávamos trabalhando muito em um projeto. Então pensamos que, se nós tivéssemos alguém para fazer a faxina, seria muito mais rápido e, sinceramente, ficaria mais bem feito”, conta Adora.

Só que a busca não foi tão simples. Os irmãos encontraram agências caras ou profissionais baratos em sites de anúncios, como o Craiglist, mas sem recomendações. Assim, a dupla decidiu usar o conhecimento que tinha para criar a Homejoy, que checa a experiência de cada profissional recomendado. Hoje, são mais de mil faxineiros disponíveis em 31 cidades.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

 

 

 

view more articles

About Article Author

Fernando
Fernando

Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

View More Articles
write a comment

1 Comment

  1. Zelita
    abril 06, 15:22 #1 Zelita

    Querer é poder; quando se tem garra, os leões dos caminhos viram gatinhos.Zelita.

    Reply to this comment

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.