Faculdades INTA

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dezembro 19 16:06 2012 Print This Article

Quem Somos

As Faculdades INTA desde 2009 que estão procurando, por intermédio da utilização da educação a distância, reforçar o cumprimento do seu compromisso com a sociedade cearense de contribuir para a qualidade do ensino superior no Estado, bem como de contribuir para a expansão da cobertura e acesso. Para isso, lançou em 2009 uma reflexão interna sobre as Mais-valias que contemplam os princípios da IES, a educação a distancia poderia trazer para a sociedade cearense. Esse momento inicial envolveu a promoção de diversos encontros de reflexão conjunta e a realização de formação especifica para docentes, envolvendo os princípios da educação a distância e da elaboração de material didático.

Na sequência desse processo de reflexão interna, foi lançado em maio de 2009 o Núcleo de Inovação Tecnológica em Educação e Educação a Distância (NITEAD), com o objetivo de desenvolver projetos de educação a distância nas Faculdades INTA e promover a difusão da utilização das novas tecnologias no ensino presencial.

No lançamento do NITEAD foram definidas duas metas estratégicas sequenciais. A primeira envolveu o credenciamento para a oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio, por intermédio do Instituto de Educação Profissional Técnico de Nível Médio Lourenço Caetano de Jesus (INTEC) mantida do Grupo educacional INTA.

Essa meta foi alcançada em Dezembro de 2010, não só com o credenciamento do INTEC, pelo Conselho Estadual do Ceará para ministrar cursos Técnicos de Nível médio na modalidade a distância, como também com a autorização de cursos tecnicos de nivel médio nas areas de informática: Curso Técnico de Programação e Curso Técnico de Manutenção e suporte e Curso Técnico de Enfermagem e Curso Técnico em Enfermagem no Trabalho (Especialização).

Para o desenvolvimento dos projetos de que resultou o credenciamento do INTEC para a modalidade a distancia e a autorização dos cursos, foi constituida uma equipe de trabalho multidiscplinar, constituida por diversos profissionais em diversas áreas técnicas e acadêmicas. A essa equipe somaram-se doscentes com reconhecimento elevado nas áreas dos cursos. Da reunião dessas sinergias resultaram a proposta pedagógica para desenvolvimento do projeto de educação a distância e as propostas pedagógicas dos cursos e seus projetos pedagógicos.

A concretização da primeira meta constituiu teste para avaliar as condições das Faculdades INTA para a oferta de educação a distância e motivou a IES para a concretização de um projeto ainda mais ambicioso.

A segunda meta envolve o credenciamento das Faculdades INTA para ministrar cursos de graduação na modalidade de educação a distância. Essa meta está neste momento em desenvolvimento. Para a sua concretização as Faculdades INTA investiram em num espaço físico especificamente dedidaco para o desenvolvimento da educação a distância e aumentou a equipe multisciplinar. Promoveu também cursos de formação internos de grupo professores e da equipe multisciplinar. O processo visando atingir a meta de as Faculdades INTA serem credenciadas para educação a distância envolveu também uma reestruturacao no organograma da IES com a transformação do Nucleo completar em Prodiretoria de Inovação Tecnológica em Educação e Educação a Distância, mantendo os propósitos anteriores. }

Entretanto no âmbito do designio de promover a utilização das novas tecnologias no ensino presencial, têm sido desenvolvidos projetos conjunto com os cursos de graduação e decorrem ações de apoio à docência no âmbito dos cursos de lenciatura e pós-graduação e tem sido promovida a articulaçao de projetos institucionais internacionais desenvolvidos pela IES.

Neste momento as Faculdades INTA preparam-se para o desafio de apos o credenciamento para ministrar educacao a distancia, ser autorizada para ministrar na modalidade cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física e História. Para o PROEAD este é o terceiro ano de desafios vencidos e de um futuro recheado de metas.

239 INTA REVISTA-JORNAL A Revista Formar Interdisciplinar é uma publicação do Instituto Superior de Teologia Aplicada, com acesso online por meio do link: http://www.inta.edu.br/SouINTA/edicoes-revista-formar. Possui periodicidade semestral, seguindo as diretrizes da CAPES e dos indexadores, tem como finalidade publicar artigos científicos de pesquisa original, notas de leituras e técnicas e, sob convite, artigos de revisão, relatos de experiências. Para isso, adota o processo de revisão chamado peer review, no qual membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada se dispõem a avaliar o manuscrito, em sistema duplo de revisão anônima blind review, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecem em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade, bem como as garantias das pesquisas científicas envolvendo seres humanos e animais foram apreciadas e aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa.

 

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Fernando
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Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

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