Mais Sucesso 248 – Faculdades INTA (Medicina)

Mais Sucesso 248 – A Rede Novo Tempo de televisão produz o “MAIS SUCESSO” que é um programa empresarial e de empreendedorismo que traz informações sobre o mercado de trabalho nos mais variados segmentos, as oportunidades de negócios no comércio e na indústria.
Neste episódio nós fomos até Sobral no Ceará para para trazer informações do curso de Medicina.

CONTATOS:
www.inta.edu.br/
(88) 3112-3500

http://youtu.be/lF8VWaK2tAs

O Curso de Medicina

PERFIL DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA

O Currículo do Curso de Bacharelado em Medicina do INTA será centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas (unidades verticais de aprendizagem) e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o 1ª semestre (unidades horizontais de aprendizagem).

Os conteúdos das unidades horizontais de aprendizagem deverão ser abordados em pequenos grupos, sendo mediado por um preceptor/tutor. Nas unidades verticais de aprendizagem estudantes e preceptores utilizarão situações/casos de saúde/agravo/doença contextualizados para viabilizar a utilização do conhecimento adquirido previamente pelos estudantes, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e a compreensão epidemiológica dos fenômenos, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidados individuais e coletivos.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade, bem como em laboratórios de simulação, em atividades que serão desenvolvidas nas unidades horizontais de aprendizado (Atenção Primária à Saúde e Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais).

O Currículo estimulará nos estudantes o trabalho em pequenos grupos, o reconhecimento de suas necessidades de aprendizagem e utilização dos recursos necessários para sua formação e o estímulo à educação permanente. Neste contexto será também estimulado nos estudantes a adoção de valores como a responsabilidade, a ética e o espírito colaborativo.

Este cenário requer um processo de avaliação ativa, onde o componente objetivo deve estar fundamentado nos objetivos de aprendizagem trabalhados nos diferentes cenários de ensino – aprendizagem e o componente formativo considerado como fator determinante para o desenvolvimento da formação do estudante. O instrumento de avaliação compreenderá, também, elementos próprios da rotina dos serviços onde o estudante estiver inserido, sua capacidade de fazer e receber críticas e suas relações com pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.

O Currículo será ser dinâmico e acompanhará, bem como estimulará a evolução do sistema local de saúde. Para tanto, contará com avaliação semestral (envolvendo discentes, docentes e gestores) que deverá orientar as mudanças necessárias para garantir a maior articulação e integração teórico/prática de disciplinas no contexto real da saúde.

O Curso de Bacharelado em Medicina do INTA está, portanto, fundamentado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação médica de nosso país, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde e será desenvolvido numa região que conta com uma rede de serviços bem estruturada e com grande porte de investimentos na atenção a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *