A criação da Universidade Aberta APVE – Uniapve é uma iniciativa da Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer – no segmento da educação continuada, oferecendo cursos para complementar ou aprimorar a educação formal.

Nós a estamos chamando de universidade, porque os cursos que iremos oferecer serão sempre de alto nível, como devem ser aqueles que são ministrados por uma autêntica universidade. Poderemos ter cursos à distância e também presenciais; poderemos ter cursos para idosos e também para jovens, além de outras faixas etárias, assim como cursos para pessoal de empresa ou voltados para a vida em família ou para o crescimento pessoal, além de outras áreas.


Universidade Aberta da Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer

Universidade Aberta. O que é isso?
Bem, é uma instituição de ensino que promove serviços educacionais, de modo autônomo ou compartilhado com outras instituições, em todos os níveis de ensino. Trata-se de uma Academia com múltiplas funções, que são desenvolvidas dependendo do interesse próprio ou das parcerias estabelecidas.


E por que “Aberta”?
Porque esses cursos não fazem parte do sistema de ensino subordinado ao Ministério da Educação; eles não são cursos acadêmicos e sim cursos livres, acessíveis a todos que desejarem fazê-lo. Não há pré-requisitos, nem impedimentos legais para ingresso na universidade aberta.

UNIAPVE FOLHETO
UNIAPVE Escola para Empresários – MS 346

Explicando um pouco melhor essa expressão: universidade aberta. Ela começou a ser utilizado em 1969, na Inglaterra, onde apareceu uma escola excelente, oferecendo ensino à distância, com esse nome: Open University. Foi uma experiência tão bem-sucedida, que levou muita gente a achar que uma universidade aberta servia para oferecer cursos à distância. Na verdade, não se trata disso – foi apenas uma coincidência.

Em 1972 outra boa experiência apareceu, desta vez em Toulouse, na França: foi criada ali a Universidade Aberta à Terceira Idade. A ideia de seus idealizadores era oferecer aprendizado para pessoas idosas, a fim de que se sentissem úteis, ativas e contributivas.

O sucesso destas iniciativas repetiu-se em outros países e tomou novas proporções com a era da informática, que tornou possível a criação de novas técnicas e métodos de educação à distância. Dessa forma, com ferramentas como a internet, o conceito de universidade aberta passou a ser um termo genérico para as instituições que oferecem cursos “livres”.

A relação entre universidade aberta e ensino a distância está, portanto, no fato de que a flexibilidade oferecida pelas universidades abertas muitas vezes é suportada por materiais autodidáticos e sistemas de educação à distância.

No Brasil, em particular, o Ministério da Educação reproduziu a experiência de Toulouse e criou, em 2006, a “Universidade Aberta do Brasil”, permitindo assim que as universidades federais passassem a oferecer cursos de ensino a distância!

 

1. Eficientes e Eficazes: isto é, que ensinem mesmo, que levem os nossos alunos a aprender o que é importante aplicar em seu trabalho ou negócio;

2. Provocadores e Motivadores: isto é, que nossos alunos os frequentem com genuíno prazer e com total disposição para engajarem-se.

A aplicabilidade do conhecimento adquirido em cada curso da Uniapve é o diferencial da nossa proposta de ensino continuado.

1. Uniapve – LIDE
(Líderes, Supervisores e Média Gerência)

2. Uniapve – PME
(Pequenos e Médios Empresários)

3. Uniapve – EPN
(Empreendedores Potenciais de Negócios) 

• Público-alvo:  Profissionais empregados (ou potenciais) em nível tático – basicamente, pessoas desempenhando (ou mostrando potencial para desempenhar) funções de coordenação, supervisão e gestão, almejando incrementar e solidificar seus conhecimentos e práticas exercidas no dia a dia de trabalho.

UNIAPVE 3 GOTAS1. Uniapve – LIDE
(Líderes, Supervisores e Média Gerência)

• Titularidade dos Módulos LIDE:
1. Fundamentos da Liderança Tática;
2. Aspectos da Comunicação Interpessoal e Corporativa;
3. Administração de Conflitos em ambientes empresariais;
4. Técnicas do Trabalho em Equipe;
5. Fundamentos da Qualidade e da Produtividade;
6. Mapeamento, Gestão e Controle dos Processos;
7. Melhoria da Performance Organizacional (Lean);
8. Metodologia de Análise de Problemas;
9. Metodologia do Processo Decisório;
10. Inovação e Gestão do Conhecimento.


UNIAPVE 3 GOTAS2. Uniapve – PME
(Pequenos e Médios Empresários)

• Público-alvo: Empresários individuais ou sócios-proprietários de pequenos ou médios empreendimentos já em funcionamento, ou empresas com até duas ou três dezenas de empregados, geralmente funcionando há poucos anos e que ainda não atingiram o estágio em que seja necessário fazer a opção entre crescer ou não crescer.

• Titularidade dos Módulos PME:
1. Autoconhecimento através da Análise Transacional;
2. Planejamento da empresa a curto e longo prazo;
3. Gestão financeira / tributária e do fluxo de caixa ;
4. Qualidade, Organização e Métodos & Gestão de Processos;
5. Como prospectar, captar e reter clientes;
6. Gestão do quadro de funcionários e relações trabalhistas;
7. Inteligência Emocional e equilíbrio pessoal nos negócios;
8. Liderança dos empregados e Relações Humanas no trabalho;
9. Treinamento de colaboradores no próprio local de trabalho;
10. Gestão do relacionamento com sócios, inclusive familiares.

UNIAPVE 3 GOTAS3. Uniapve – EPN
(Empreendedores Potenciais de Negócios) 

• Público-alvo: Pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho como pequenos empresários, ou atividade de prestação autônoma de serviços, com ou sem formação em área profissional específica, independentemente de idade, gênero ou experiência profissional anterior.

• Módulos:
1. Tendências da economia atual: riscos e oportunidades;
2. Perfil do indivíduo empreendedor: Auto diagnóstico;
3. Estratégias com sócios, parceiros e investidores;
4. Usando a internet e fazendo seu marketing digital;
5. Capitalização, gestão de capital de giro, controle de custos;
6. Inovação e empreendedorismo;
7. Modelo de negócio: planejando através do modelo CANVAS;
8. Direito societário, financeiro e contábil para empreendedores;
9. Cibersegurança;
10. A opção das franquias.

 

ASPECTOS COMUNS AOS TRÊS CURSOS
• Estrutura dos cursos:
 Cada curso será conduzido mediante a realização de dez módulos, um por mês, versando sobre conteúdos específicos, estendendo-se, portanto, por dez meses corridos. Os módulos serão organizados em sequência, conforme descrição a seguir:

METODOLOGIA (FLIPPED CLASSROOM)
Cada módulo é estruturado em quatro etapas, a saber:

 

1. Pré-work:  Cada participante, individualmente, receberá material de leitura prévia, bem como questões a responder, estudo de casos e exercícios que deverá cumprir, preparando-se para participar ativamente da parte presencial do módulo (sessão temática).  Este estudo individual exigirá que o participante despenda algumas horas, necessárias à devida compreensão do conteúdo apresentado.   Essa compreensão é absolutamente necessária para uma participação profícua do participante na sessão temática, presencial, descrita a seguir.

 

2. Sessão Temática:  Os participantes, reunidos em pequenos grupos, trocarão ideias e analisarão seu próprio desempenho durante a etapa de Pré-work, comparando-o ao desempenho dos demais colegas, com isso obtendo novos insights sobre a temática abordada e ampliando e aprofundando seus conhecimentos a respeito.

As sessões temáticas serão desenvolvidas segundo a metodologia  flipped classroom (sala de aula invertida), em que os participantes, tendo estudado previamente o material fornecido (Pré-work), aportam seus conhecimentos e impressões pessoais, sob a orientação e a mediação do instrutor especialista no tema.

O instrutor terá, portanto, o papel de facilitador/condutor de um processo de reflexão centrado prioritariamente nos próprios participantes, apenas ocasionalmente esclarecendo ou aprofundando conceitos e somente excepcionalmente fazendo preleções (brevíssimas sempre, em todo caso), quando absolutamente necessário.

 

3. Avaliação:  Ao final de cada etapa presencial (sessão temática), os participantes terão um tempo adicional reservado para avaliar os ganhos cognitivos obtidos e definir as estratégias pessoais que usarão na aplicação efetiva, na vida real, dos conteúdos aprendidos neste módulo.

 

4. Pós-sessão temática (Poswork):  Encerrada a sessão temática e tendo retornado às suas situações reais de trabalho, os participantes deverão dedicar-se a aplicar o conteúdo aprendido durante o módulo nas atividades específicas que  cumprem em seu dia a dia.  Nesse trabalho, os participantes terão assistência permanente (consultoria) dos instrutores do módulo e dos coordenadores de programa, aos quais poderão recorrer a qualquer tempo, por telefone, e-mail ou outro meio desejado (suporte “Fale com o Especialista”).

 

Blog Uniapve LIDE, PME, EPN

Estará em operação durante todo o curso, disponível para uso exclusivo dos participantes e sua interaçaão com os demais colegas dos cursos em andamento ou já concluídos, o Blog Uniapve, mantido pela Universidade Aberta APVE e pela Coordenação didático/pedagógica destes cursos.

 

O Blog Uniapve apresentará:
• Matérias adicionais, na forma de textos e vídeos, para leitura e assistência dos participantes;
• Exercicios adicionais àqueles apresentados nas etapas de Pré-work e Pós-sessão temática do curso;
• Resenhas e comentários sobre livros e artigos de interesse para os cursos da Universidade Aberta APVE;
• Sugestão de filmes comerciais que podem aprofundar ou ampliar as percepções dos participantes sobre as matérias tratadas no curso;
• Contribuições e depoimentos dos participantes para enriquecimento do curso e aprofundamento do conhecimento dos próprios participantes.
• Ocasionalmente, webinars especiais, nos quais os participantes poderão trocar ideias entre si sobre os temas do curso, bem como com os Coordenadores e Instrutores.

Apenas participantes inscritos e ex-participantes dos cursos terão acesso ao blog.

 

Carga horária: A carga horária total prevista para cada curso (LIDE, PME e EPN) é de 454 horas de estudo, assim distribuídas:

16 horas de estudo individual na etapa inicial Pre-work x 10 modulos = 160 horas
16 horas de estudo individual na etapa final Pós-work x 10 modulos = 160 horas
8 horas de estudo em grupo nas duas etapas presenciais (sessão temática e Avaliação) x 10 modulos = 80 horas
2 horas de participação na sessão (aula) inaugural, antes do inicio propriamente dito do curso, para apresentação do programa, estratégias de ensino e apresentação pessoal dos participantes, coordenadores e instrutores

50 horas (5 horas mensais estimadas) de estudo adicional opcional, na forma de:
– Participação ativa, na forma de leitura, assistência a filmes e vídeos, exercícios realizados etc., cf. previsto no Blog Uniapve (vide mais acima);
– Consultas ocasionais dos participantes, por telefone ou online, aos Coordenadores e instrutores, durante o curso, sobre questões relativas ao conteúdo ou sua aplicação.
– 2 horas de participação na sessão solene de Formatura da turma, após conclusão do curso, para balanço final dos resultados e entrega aos participantes do Certificado de Conclusão (*) 

(*) Os participantes que concluírem o curso receberão um Certificado intitulado Extensão Universitária, com registro no MEC e emitido pela Faculdade de Engenharia de Roseira-SP.

CONTATO:

uniapve newsletter


 

 

Mais Sucesso Comunicação
Horário Comercial: (12) 3014-7476   (12) 3355-0047  (12) 3351-3082
Whatsapp (12) 98108-2024 | (12) 98209-7737
E-mail: comercial@maissucesso.com.br
Mais Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *