Dormir mal pode levar  sua empresa à falência

colunista banner daniela1

Nos Estados Unidos uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia comprovou que dormir pouco afeta a produtividade dos trabalhadores.

Eu sou a Coach Daniela Pires e quero compartilhar com você a história do empresário Roberto, que quase levou sua empresa à falência por não cuidar da qualidade de vida.

Muitos empresários têm o hábito de levar serviço para casa. Você é daqueles empresários  que chega em casa e continua trabalhando até tarde da noite? Você saiu da sua empresa, mas ela continua na sua mente? Você sempre pergunta para os seus funcionários quando eles não fazem o trabalho dentro do prazo, e o que você faz de meia noite a seis da manhã? Dormir de 7 a 8 horas por noite é para quem não tem o que fazer e isso não combina com você?

Se você é como o empresário  Roberto que após chegar em casa continua trabalhando até tarde da noite e acorda bem cedo no outro dia, pois afinal o dia começa cedo. É hora de rever seus conceitos.

Roberto precisou sentir na pele o peso das noites mal dormidas para mudar seu estilo de vida. “Eu era o típico empresário que preferia dormir muito pouco, pois tinha muitas coisas para realizar, três a quatro horas por noite era mais que o suficiente para mim. Eu trabalhava 18 horas por dia, com a definição de que só podemos alcançar o sucesso se pagarmos um alto preço por ele, o preço da exaustão. Foi quando em uma reunião com os meus funcionários comecei a transpirar muito, senti uma forte dor no peito, dormência no braço esquerdo, seguido de grande mal estar, dificuldade de respirar e fadiga. Correram comigo para o hospital, o médico suspeitou de início de infarto, o que logo foi confirmado pelos exames solicitados. Um período de repouso foi  indicado e com ele pude rever meus conceitos de vida e planejar novos hábitos saudáveis. O que seria da minha empresa sem mim? O seu fechamento era a única coisa que eu via, se eu não cuidasse de mim levaria minha empresa a falência. Eu não podia continuar desta maneira,  era bem sucedido financeiramente, mas não tinha qualidade de vida.”

Roberto precisou rever sua vida e ver o quanto a sua definição de sucesso estava errada. Passou a dormir cedo e de sete a oito horas todas as noites. Com isso sua vida começou a mudar, sua produtividade elevou, sua concentração e capacidade de aprendizado também. Juntamente com o sono adequado novos hábitos como de atividade física e alimentação saudável foram implantados.

Pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração. Ao dormir mal a pessoa não está alerta para tomar as melhores decisões, o sono é importante para que se pense em soluções criativas, veja processos com clareza e faça as coisas de uma maneira mais inteligente. A falta de sono abre portas para bactérias e vírus, como os causadores de gripes e resfriados,  há  evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, infarto e obesidade.

Dormir  não é uma simples necessidade do corpo, e sim uma atividade essencial ao seu pleno desenvolvimento. Quando estamos dormindo, nosso organismo  produz  hormônios que são vitais para o seu funcionamento. O sono é o guardião do sistema imunológico. Durante o sono ocorrem processos básicos de manutenção e recuperação de células e órgãos, ocorre também a liberação de hormônios ligados ao crescimento e fortalecimento do sistema imunológico. É ainda durante o sono  que cérebro faz uma faxina geral na memória e fixa as informações importantes que absorvemos durante o dia e descarta os dados inúteis, ocorrem os processos de memorização e construção de redes neuronais, fortalecendo a formação de novos hábitos e  produção das chamadas hormonas do prazer e bem-estar, a dopamina e serotonina.

Dormir bem é  uma das mais poderosas ferramentas de produtividade que está ao alcance de qualquer pessoa. Empresários nos Estados Unidos se atentaram para essa verdade e decidiram oferecer prêmio em dinheiro aos seus funcionários para que estes durmam bem.   A recompensa se dá aos funcionários que dormem pelo menos sete horas por noite devido à preocupação  com o impacto da falta de sono no desempenho dos funcionários.

Convido você a refletir sobre a Qualidade do seu Sono. Quantas horas por noite você dorme? Seu sono é reparador ou você tem sono agitado? Você descansa enquanto dorme ou tem pesadelos com problemas do trabalho?

Você sempre leva serviço para casa e nunca se desliga da sua empresa?

Faça uma avaliação detalhada dos seus hábitos e descubra como eles podem afetar os resultados da sua empresa.

A qualidade do seu sono afeta a sua saúde. Para não ir à falência, sua empresa precisa que você se mantenha saudável. Invista na sua Qualidade de Vida!

Um grande abraço para você!


Aumente a sua base de Clientes com a nossa lista de CNPJ Brasil.

Produção e edição de Vídeo Institucional e corporativos com baixo investimento!

Mais Sucesso Comunicação
Horário Comercial:
Whatsapp (12) 98108-2024 | (12) 98209-7737
E-mail: comercial@maissucesso.com.br
Mais Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *