Cidadão brasileiro tem dificuldade em renegociar dívida

Uma pesquisa sobre as experiências dos consumidores em relação à renegociação de dívidas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) revelou que, 61% dos clientes não obtiveram sucesso na renegociação de débitos com os bancos.

As instituições financeiras consultadas pela Idec foram as mais lembradas pelo consumidor: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.

Milhões de brasileiros estão endividados porque caíram na armadilha do “crédito fácil”.

Achara que um empréstimo era um bom investimento, que o cartão de crédito era uma ótima opção para gastar e pagar contas, que o banco era seu amigo e lhe deu cheque especial, cartão, financiamentos, empréstimos e portanto usaram todos estes recursos, sem pensar nas consequências.

Pois, de acordo com o levantamento realizado entre os meses de julho e setembro de 2016, as principais razões do infortúnio dos endividados são: banco não renegocia dívidas que não estão atrasadas, consumidor não consegue novo prazo para pagar o que deve e transferência do débito para outra empresa.

A nota divulgada pelo IDEC ainda revela que o Idec questionou as instituições, mas que essas não manifestaram argumentos plausíveis sobre as dificuldades dos clientes em conseguir uma negociação saudável.

Segundo a economista responsável pela pesquisa, as respostas apresentadas são genéricas e divergem com as alegações dos consumidores.

Os frequentes acordos firmados com repactuação e alongamento da dívida se apresentam como a única alternativa oferecida pelas instituições para solucionar o problema do endividamento e, segundo a economista, essas medidas foram as responsáveis por gerar um novo ciclo de inadimplência, em vez de uma solução efetiva.

Existe uma ausência de iniciativas dos bancos para que o consumidor não seja superendividado, uma vez que na pesquisa realizada pelo IDEC foi apurado que 46% dos consumidores nunca tiveram nenhum tipo de orientação prestada por parte das instituições.

A discussão sobre o tema para com o consumidor é de extrema importância para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, pois somente dessa forma o ciclo da inadimplência pode ter um fim efetivo e revelou ainda que um número muito pequeno dos clientes mencionou terem participado de oficinas organizadas pelos bancos sobre o assunto.

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sergio-nigro-patrocinador

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