O Empreendedorismo e o Jovem Adventista

O Empreendedorismo e o Jovem Adventista
novembro 20 12:22 2015 Print This Article

O mercado de trabalho tem ficado  cada ano mais exigente e restrito, principalmente para aqueles que mantem os princípios expostos na palavra de Deus quanto à guarda do sábado.

Ao longo destes 9 anos de atividade no Mais Sucesso, tenho visto centenas de jovens que ao chegar a uma certa idade enfrentam o dilema de como conciliar a vida profissional e a fé. Apesar dos vários incentivos ao acesso a educação superior, ainda há algumas decisões que devem ser feitas, quer um exemplo? Certo dia um pai me ligou e perguntou como anda o cenário na área de mecatrônica pois seu filho desejava fazer este curso e se tornar futuramente um engenheiro. Falei para ele que o profissional nesta área não tem dificuldade de colocação e os salários são geralmente ótimos, mas… Qual seria a decisão do filho quando lhe informarem que ele deveria trabalhar também aos sábados?  Como vê não é somente uma questão de colocação profissional é uma questão de salvação. Meu conselho é que não se aposte no improvável, porque é isto que ocorrerá em algumas profissões, é improvável que se consiga a guarda do sábado. Mas é logico que milagres ocorrem porem não sinto que devamos ficar testando a Deus.  Portanto se a meta é se formar no ensino superior, tem que se analisar muito bem qual a área de atuação.

Hoje a palavra de ordem no mercado de trabalho  é capacitação, comprometimento e relacionamento aliado ao baixo custo e obter estas características num colaborador é o céu de todo empresário. Isto não quer dizer que não existam profissionais atuando em empresas com excelentes salários e planos de carreiras, mas isto não é uma regra geral. Baseado neste cenário muitos de nossos jovens almejam atuar como empresários e não como funcionários ou colaboradores como o mercado convencionou a chamar.  Esta busca pela independência não só financeira, mas também de ser “dono” de seu tempo  leva não somente aos jovens a esta procura mas também muitas pessoas já estabelecidas em empregos e um outro grande numero de recém batizados em nossa igreja que percebem a incompatibilidade da sua escolha profissional  e a fé que abraçaram  e ai  vem a pergunta: Qual a saída? A resposta é Empreender.   Mas ser um empreendedor  tem seu preço e é uma decisão que precisa ser bem planejada. Empreendedor é aquele que transforma seus sonhos em realidade profissional, mais isto não quer dizer que qualquer sonho é possível. Note inclusive que empreender não é ser informal, pois a informalidade não é uma saída plausível  hoje em dia em face as exigências tributarias praticadas atualmente, portanto a primeira tarefa de quem quer iniciar seu próprio negocio é saber se ele é tangível, se é economicamente viável e se existem chances reais do negocio dar certo, até porque a meta de cada empreendimento é ter lucro e isto não é pecado.

O Brasil se tornou um expoente no empreendedorismo  jovem e em 2009 chegamos a superar até mesmo os Estados Unidos neste ponto. Mas um estudo identificou os principais medos e os anseios do jovem empreendedor brasileiro e 30% deles disseram que abrir a sua própria empresa significa conquistar a independência financeira. Mas dois fatores têm impedido que esse sonho se torne realidade: a falta de dinheiro e de qualificação.

Falta de dinheiro é algo comum em 90% de todos os que se lançam ao empreendedorismo, e pode ser superado com algumas atitudes na prancheta de planejamento. O questão de qualificação não é tão difícil  de resolver, afinal empreender não é uma arte como muitos dizem  e acabam colocando num patamar de inalcançável, mas empreender é uma ação que pode ser aprendida, estudada, planejada e executada para dar certo. Não acredito na frase “É errando que se aprende”, pois com tanta informação no mercado é possível acertar sem precisar ficar errando, errando… Confio na orientação bíblica “ Sê sábio filho meu e não cometa os mesmos erros que os outros”.

Agora você pode estar perguntando, existe alguma formula para o sucesso? Existe sim e é por isso que temos o programa  Mais Sucesso a nove anos, não por sermos os infalíveis ou donos da verdade, mas porque  juntamente com dezenas de amigos consultores que atuam em  varias áreas como por exemplo: marketing, controle financeiro, formação de preços, gerenciamento de pessoal, liderança entre outras, estamos dividindo aquilo que aprendemos e repartindo o conhecimento adquirido numa estrada que já andamos, e você caro jovem pode contar conosco, afinal “Bênçãos foram feitas para serem divididas”  Nos encontramos em breve em outros artigos e cursos.

Um abraço

Fernando Francisco


Mais Sucesso
           

Importante: Para informações sobre como participar do Programa Mais Sucesso, disponibilidade de agenda, logistica, custo operacional, faça contato com um de nossos representantes, ou envie um email para: comercial@maissucesso.com.br

Review Summary

5 out of 5
Mais Sucesso
5 out of 5
Empreendedorismo
5 out of 5
Marketing
5 out of 5
Network
5 out of 5
Ética, Confiança e Capacitação
5 Excellent 5 out of 5
view more articles

About Article Author

Fernando
Fernando

Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

View More Articles
write a comment

0 Comments

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.