Os Alfarrabistas

Os Alfarrabistas
janeiro 19 13:00 2011 Print This Article

SEBOS

Os primeiros sebos surgiram na Europa do século 16, quando os mercadores, começaram a  vender a pesquisadores papiros e documentos importantes da época. Segundo o  historiador Leonardo Dantas Silva, estes mascates eram chamados alfarrabistas, nome que  os acompanha até hoje em países como a França  e Bélgica, onde a atividade dos sebistas é  considerada essencial para historiadores e pesquisadores em geral.

 Os primeiros  sebos surgiram no país no final do século 19 e o nome é associado ao tempo em que não havia ainda energia elétrica e as pessoas liam à luz de velas amarelentas, sujando e engordurando os livros.

 Nos sebos, podemos descobrir grandes histórias em meio a muitos livros de aspecto empoeirado. Em muitos desses locais, encontramos obras primas de vários autores consagrados da literatura brasileira e mundial.

 Também é possível descobrir livros com dedicatórias, edições esgotadas ou primeiros exemplares de importantes volumes alem de obras de diversos países e autores.

 Esses “fantásticos” espaços, de cheiro bastante particular e com corredores estreitos, são o ponto de encontro de intelectuais e pesquisadores, alfarrabistas (colecionadores de livros antigos e raros), bibliográficos, estudantes e também dos apaixonados pelos próprios sebos.

O bom atendimento, a possibilidade da pechincha e de encontrar obras raras no mercado convencional são qualidades que fazem com que esses locais sejam tão procurados, sem distinção de classe social.

Outro tipo de pessoa que procura muito estes estabelecimentos são os aficionados por gibis, um mercado que cresceu vertiginosamente , embalado pelos lançamentos dos heróis no cinema .  Mas os fãs das revistas em quadrinhos vão mesmo é a procura dos números especiais e primeiras edições  que podem as vezes valer uma pequena fortuna .

 No mercado dos livros usados, um mesmo volume pode ter diversos preços de venda, até mesmo entre as  lojas do ramo, pois o que vai variar é a condição do livro, a editora, edição e o mercado

 Com  10 anos de experiência no ramo, a Valcineia Beck administra um sebo e, SJC   .e, ela, afirma que, apesar de tantos livros, a organização é muito fácil: “É só arrumar por assunto ou por autor, funcionando assim como um dicionário, e obedecendo a um pouco da biblioteconomia”.

 A loja  possui um acervo com milhares de  volumes de áreas distintas , e é muito freqüentada principalmente por profissionais liberais em busca de material para pesquisa , isto sem contar que um sebo disperta o interesse  de pessoas que muitas vezes ao passar pela frente da loja,  entram só para dar uma olhadinha ou ver se encontram alguma coisa interessante.

 Apesar de toda a qualidade dos livros, o que mais chama a atenção de todos que costumam freqüentar este tipo de estabelecimento é mesmo o preço. E nesta época de volta as aulas , alguns pais aproveitam para procurar os livros de seus filhos , ou mesmo edições antigas destinadas a alfabetização como é o caso da apostila  caminho suave , um best selesrs que já ajudou na alfabetização de muita gente .

 Mesmo com o advento  dos computadores , da internet como meio de pesquisa,e  dos livros eletrônicos , muita gente ainda prefere o bom habito de reservar um lugar tranqüilo , abrir um bom livro e viajar nas suas paginas dando asas a imaginação . e enquanto existir estes bons leitores, haverá sempre um sebo de portas abertas , preservado a memória da literatura mundial

.


Mais Sucesso
           

Importante: Para informações sobre como participar do Programa Mais Sucesso, disponibilidade de agenda, logistica, custo operacional, faça contato com um de nossos representantes, ou envie um email para: comercial@maissucesso.com.br

view more articles

About Article Author

Fernando
Fernando

Consultor e empresário Fernando Francisco , que atua na área de comunicação e de tecnologia de informação. Formado em TI, se especializou em administração e na implantação de soluções e de sistemas de gerenciamento e controle de produtividade . Atua a vinte anos como consultor de empresas e palestrante, dedicando atualmente os seus temas na área de orientação administrativa para pequenas empresas e a iniciativas empreendedoras .

View More Articles
write a comment

0 Comments

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.