Empreendedorismo é para você?

Empreendedorismo é para você?
janeiro 05 22:24 2015 Print This Article

No mundo dos negócios, não há garantias. Simplesmente não há maneira de eliminar todos os riscos associados a iniciar um pequeno negócio – mas você pode melhorar suas chances de sucesso com um bom planejamento, preparação e insight. Comece por avaliar seus pontos fortes e fracos como um potencial proprietário e gerente de uma empresa de pequeno porte. Considere cuidadosamente cada uma das seguintes perguntas.

Você tem iniciativa ? Gosta de se dedicar de corpo e alma a desenvolver projetos, organizar cronogramas, e acompanhar o desenvolvimento, cuidar de detalhes.

Quão bem você se da com pessoas de personalidades diferentes? Empresários precisam desenvolver relações de trabalho com uma variedade de pessoas, incluindo clientes, fornecedores, funcionários, banqueiros e profissionais como advogados, contadores ou consultores. Você pode lidar com um cliente exigente, um fornecedor não confiável, ou uma recepcionista irritadiço se os seus interesses comerciais exigirem isso de você ?

Você é bom em tomar decisões? Pequenos empresários são obrigados a tomar decisões constantemente – muitas vezes rapidamente, de forma independente, e sob pressão.

Você tem a resistência física e emocional necessária para gerir uma empresa?Ter um negócio pode ser emocionante, mas também é traz consigo muito trabalho. Você pode encarar de seis ou sete dias de trabalho por semana com jornadas de até 12 horas de trabalho ?

Quão bem você planeja e organiza?Pesquisas indicam que o mau planejamento é responsável pela maioria das falências de empresas. Boa organização de finanças, inventário, horários, e produção pode ajudar a evitar muitas armadilhas.

Você é emocionalmente forte o suficiente? Administrar um negócio pode deixar você para baixo emocionalmente. Alguns empresários sentem-se sobrecarregados por ter de  carregar toda a responsabilidade pelo sucesso de seus negócios em seus próprios ombros.Ter uma forte motivação vai ajudá-lo a sobreviver longos períodos de dificuldades e stress dos negócios.

Como o negócio vai afetar a sua família? Os primeiros anos de uma  empresa start-up pode ser difícil para a  vida familiar. É importante que os membros da família saibam o que esperar e para que você seja capaz de confiar que eles vão apoiá-lo durante este tempo. Também pode haver dificuldades financeiras até que o negócio se torne rentável, o que poderia levar meses ou anos. Você pode ter que ajustar a um nível de vida inferior ou colocar bens da família em risco no curto prazo.

Por que as pequenas empresas falham
Sucesso nos negócios nunca é automático. Não é estritamente basead na sorte – embora um pouco de sorte  nunca seja demais. O sucesso depende principalmente da previsão do proprietário, planejamento  e organização. Mesmo assim, é claro, não há garantias.

Em seu livro Gestão de Pequenas Empresas, Michael Ames dá as seguintes razões para o fracasso das pequenas empresas:

  1. Falta de experiência
  2. capital insuficiente (dinheiro)
  3. Pobre localização
  4. Má gestão de inventário
  5. Excesso de investimento em ativos fixos
  6. As modalidades de crédito pobre
  7. O uso pessoal de fundos de negócios
  8. crescimento inesperado
  9. Concorrência
  10. vendas baixas

Iniciar um pequeno negócio é sempre arriscado, e a chance de sucesso é pequena.Nos Estados Unidos um pais com forte tradição na area de empreendedorismo de acordo com a US Small Business Administration, mais de 50% das pequenas empresas falham no primeiro ano e 95% falham dentro dos primeiros cinco anos.

Ter meu negócio não me sai da cabeça

É verdade que há muitas razões para não começar o seu próprio negócio. Mas, para a pessoa certa, as vantagens de ter seu próprio negócio supera todos os riscos:

  1. Você vai ser o seu próprio patrão.
  2. Trabalhar duro e por longas horas, irão beneficiar você e não seu patrão, você esta criando a sua riqueza.
  3. As chances de aumentar os seus ganhos são muito maiores que se você estivesse trabalhando como empregado.
  4. Empreender e construir um novo negócio é arriscado, mas também é igualmente emocionante.
  5. Construir e desenvolver sua empresa é uma atividade que traz grandes desafios mas também ótimas oportunidades de aprender.

 

Fonte: Reuters & U.S. Small Business Administration

 

 

 

 


Mais Sucesso
           

Importante: Para informações sobre como participar do Programa Mais Sucesso, disponibilidade de agenda, logistica, custo operacional, faça contato com um de nossos representantes, ou envie um email para: comercial@maissucesso.com.br

Review Summary

5 out of 5
Mais Sucesso
5 out of 5
Empreendedorismo
5 out of 5
Marketing
5 out of 5
Network
5 out of 5
Ética, Confiança e Capacitação
5 Excellent 5 out of 5
view more articles

About Article Author

Leandro Morais
Leandro Morais

View More Articles
write a comment

0 Comments

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.